SETEMBRO AMARELO - TIJUCA TÊNIS CLUBE


Atividade física ajuda no tratamento contra a depressão


Dez de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio. A data foi criada em 1994, nos Estados Unidos, após a morte de um jovem de 17 anos, e tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre um tema grave, que ainda é considerado tabu.

A depressão e os transtornos mentais são responsáveis pela maior parte dos casos de suicídio. Por isso, falar sobre saúde mental e buscar o tratamento adequado é cada vez mais importante para salvar vidas.

Além de medicamentos e psicoterapia, a prática de atividades físicas e esportes é essencial durante o tratamento. “A atividade física contribui para o alívio do estresse e promove o bem-estar físico e mental, isso acontece porque existe a liberação de hormônios como a endorfina, que é responsável por melhorar o humor”, explica a psicóloga Fátima Caseiro, especialista em psicomotricidade.

Em entrevista ao site do TTC, a psicóloga listou algumas das atividades mais eficazes para o tratamento da depressão: natação, ciclismo, dança, caminhada, corrida e treinos de resistência. Já para diminuir os níveis de estresse e aliviar os sintomas da ansiedade, também são indicados yoga e meditação.

“Há muitos benefícios atrelados à prática constante da atividade física para saúde mental e também física. Afinal, a plenitude acontece quando encontramos o equilíbrio perfeito entre a saúde da mente e do corpo”, destaca a psicóloga.

O Clube