História da modalidade no clube

O boxe olímpico foi implementado no Tijuca Tênis Clube em dezembro de 2011 dentro do espaço de lutas Soul Fighters (sobreloja do ginásio) com a proposta de diversificar os esportes de combate e criar um alicerce para formar uma possível equipe de MMA (Mix Martial Arts).

Em março de 2012 o clube foi filiado à Federação de Boxe do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ). E a partir de 2013 foi montada uma equipe de competição para representar o clube nos torneios da Federação.

Em 2017 o projeto ainda possui dois atletas ativos em competições oficiais.

Informações sobre turmas e horários

Manhã

Segundas e quartas das 08:30 às 09:30

Terças e quintas das 09:30 às 10:30

A partir de 12 anos

Noite

Segundas e quartas das 19:00 às 20:00

A partir de 12 anos

Professor Ronaldo Oliveira – Registro: 2295 FBERJ

Máximo de alunos por turma: 20 alunos

Mensalidade:

Sócio – R$ 119,00 e Não sócio – R$ 142,00

Princípios e fundamentos do Boxe

Os fundamentos do boxe estão baseados nos aspectos cinesiológicos, biomecânicos e fisiológicos. O boxe é classificado pela fisiologia como exercício anaeróbico lático, pelo seu caráter intervalado. São 3 minutos de atividade por 1 minuto de descanso.

Esse sistema de transferência energética é característico de provas com até seis minutos de duração. No boxe olímpico o atleta luta 9 minutos e descansa 3.

A verdade é que o boxe pode ser usado para atingir dois objetivos: tanto perder peso quanto ganhar massa magra músculo esquelética.

Para obter perda de peso e uma melhor definição muscular, o treinamento deverá ser mais prolongado, com o mínimo de intervalo entre os exercícios. Acelerando assim, o tempo de atingir a zona aeróbica do metabolismo.

Se o treino tem como objetivo o aumento da massa muscular e consequentemente também a definição, deve dar prioridade à intensidade dos exercícios, dando maior intervalo entre uma série de exercícios e outra.

A importância do Boxe para o desenvolvimento do praticante


Os benefícios do boxe podem ser inúmeros. Conhecimentos básicos de defesa pessoal contribuem para que os praticantes que se sintam inseguros conheçam uma modalidade que colabora para sua segurança. Vale ressaltar que as aulas não são ministradas com essa finalidade, mas todos os conhecimentos podem ser utilizados. Para iniciantes, coordenar os movimentos de golpes pode se tornar desafiador, pois requer prática e aprimoramento da aptidão, mas a importância da coordenação, principalmente das mãos, é fundamental para as pessoas terem um desempenho melhor e evoluírem na prática do esporte. Os praticantes de boxe com coordenação motora aprimorada tendem a ter velocidade de resposta mais rápida, assim reagindo o mais breve possível aos estímulos, apoiando o aprimoramento da coordenação de todo o corpo. Vale destacar que pessoas com idades mais avançadas não disponibilizam da mesma coordenação e equilíbrio, o que aumenta o risco de quedas, podendo então desfrutar dos benefícios do boxe para evitar certas consequências da terceira idade. No boxe, você deve ser capaz de ver o alvo, reagir a este, e o principal, acertá-lo, tudo isso ao mesmo tempo, independente se o mesmo está se movendo ou não. Pode parecer difícil, mas é exatamente a prática regular que contribui para a evolução, melhorando rapidez, equilíbrio, agilidade e tempo de reação. A atividade física moderada ou intensa pode reduzir o estresse, já que o exercício pode aumentar a endorfina, porém, quando estamos buscando uma nova forma de nos exercitar, desejamos algo que proporcione sensação de prazer e benefícios superiores às demais atividades. Indica-se exercícios aeróbicos para nos proteger contra doenças cardíacas, pois estes são as melhores alternativas para manter o peso e queimar calorias. Um dos benefícios do boxe é poder auxiliar na redução do percentual de gordura, principalmente reduzindo as gorduras localizadas na região abdominal. O ponto central do boxe como exercício aeróbico é oferecer um suporte para que o estresse sobre o coração e pulmões seja moderado, para manter um ritmo cardíaco regular durante o treino.

 

Filosofia e metodologia de trabalho desenvolvida

Nas turmas em atividade dentro do clube existem duas vertentes trabalhadas coletivamente: uma vertente (a maioria) segue a linha fitness, usando a prática do boxe para melhorar o condicionamento físico. A segunda vertente segue o objetivo do combate, tanto para participar de competições quanto para auto defesa.

O projeto não separa e nem prioriza uma linha de trabalho, os dois objetivos praticados no espaço são igualmente incentivados e planejados. A alto-estima dos alunos cresce com o resultado obtido e novas metas são traçadas.

Até porque, caso a maioria dos alunos queira fazer parta da equipe de competição deverá estar com a mente e o físico em dia, logo, a importância do fitness (ganho de força, resistência e flexibilidade) é primordial para novos objetivos pré-determinados.