A realização de atividades físicas é essencial para nossas vidas, mas nem sempre encontramos a atividade ideal para nós. Quem gosta de aliar a atividade física com mais benefícios para a saúde pode optar pela natação.

Em cidades quentes como o Rio de Janeiro, a natação é o esporte mais indicado. Além de falar sobre os benefícios desse esporte iremos indicar um ótimo local na Tijuca para praticar essa atividade.

A natação é um das atividades físicas mais recomendadas pelos profissionais da área da saúde, sendo indicadas para crianças, adolescentes e adultos que possuem algum tipo de problema respiratório como alergias, bronquite e asma (aguda ou crônica).

Esses problemas respiratórios estão cada vez mais comuns, fazendo com que a natação seja uma excelente alternativa na prevenção, no tratamento e na cura desses problemas, sendo indicada também para as crianças, pois auxilia no crescimento.

Como a natação pode ajudar no tratamento de problemas respiratórios?

A natação aumenta a resistência do organismo, diminuindo a possibilidade de doenças e auxiliando no tratamento e na cura das crises de asma e da bronquite por exemplo.

No caso da asma, as pessoas sentem dificuldade para respirar, com a natação a pressão da água acaba auxiliando na respiração. Os exercícios no momento da atividade fazem com que a pessoa passe a respirar muito melhor mesmo quando estiver fora da água.

Outro benefício é que a natação auxilia para que ocorra um menor ressecamento das vias aéreas. Com o tempo a pessoa passa a respirar melhor e aumenta a resistência das vias aéreas.

Dessa forma pessoas que sofrem de problemas respiratórios podem ter um grande avanço no tratamento, assim como, pessoas que não sofrem estarão se prevenindo de um problema no futuro.

O que a natação trabalha no nosso organismo?

Com a natação ocorre o alongamento de toda a musculatura intercostal que fica abrindo e fechando com os movimentos do braço, além de trabalhar toda a musculatura do abdômen, facilitando assim a respiração diafragmática.

Esses movimentos ocorrem simultaneamente com o exercício respiratório, melhorando a passagem de ar. Com o tempo a respiração se torna mais ampla naturalmente melhorando significativamente a capacidade respiratória.

Porque a natação serve para curar asma e alergias?

Todo o movimento feito durante o exercício auxilia para que a pessoa passe a respirar de uma melhor automaticamente, principalmente quando está fora da água.

A principal contribuição da natação para a asma e para as alergias é que quando a pessoa está na água ela mantem as narinas úmidas e elimina a secura que normalmente é encontrada no asma e nas alergias, fazendo com que as crises ocorram com menos frequência e até mesmo parem de ocorrer.

A natação serve apenas para quem tem problemas respiratório?

A natação é um ótimo exercício físico e é recomendado para todas as pessoas. Ela também serve para quem busca ter uma vida mais saudável e ativa diminuindo a possibilidade de problemas físicos.

Essa atividade serve para adultos que querem sair do sedentarismo e melhorar a qualidade de vida, para pessoas da melhor idade que querem manter uma vida ativa, diminuir os problemas de saúde e prevenir problemas futuros.

Servindo também para crianças, pois além dos benefícios já citados, serve para auxiliar no desenvolvimento da musculatura, auxiliando também no desenvolvimento das atividades psicomotoras, na orientação espacial além de muitos outros benefícios.

Onde fazer natação no Rio de Janeiro?

O exercício de natação é diferente de apenas nadar!

É preciso encontrar um local que priorize a limpeza das piscinas e dos ambientes de forma adequada além de contar com profissionais capacitados para ensinar e auxiliar na forma correta da prática da natação.

Somente assim será possível ter todos os benefícios dessa atividade física que precisa ser aprendida e exercitada de forma correta.

No Tijuca Tênis Clube é possível praticar natação e contar com profissionais que irão te auxiliar, com horários marcados e preços acessíveis, além de um ambiente propício para que o esporte ocorra da maneira certa.

Não somente os moradores da Tijuca podem utilizar o espaço como qualquer pessoa que tenha interesse. É possível virar sócio do clube e ter descontos exclusivos ou utilizar o espaço mesmo sem ser sócio.

O clube conta ainda com a natação adaptada voltada para pessoas com diversidade funcional, que possuem um tratamento diferenciado tendo todos os benefícios da natação juntamente com o auxílio de pessoas preparadas para atender todas as demandas.

Os sócios e não sócios do Tijuca Tênis Clube podem se beneficiar da prática desse esporte e muitos outros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *